A Prefeitura de Florianópolis e a direção da Comcap entendem que as operações da Comcap são essenciais para ajudar a cidade a superar a crise sanitária com o menor impacto possível. Os empregados da Comcap têm trabalhado, sob o aplauso das pessoas, convencidos que precisam manter a cidade limpa inclusive para proteger suas famílias.

A Comcap instalou comitê de crise logo no começo de março e tem atualizado o protocolo de medicina e segurança do trabalho conforme evoluem as recomendações do Ministério da Saúde e os decretos municipais. Já foram afastados 135 empregados mais vulneráveis, reduzidas jornadas e montadas escalas para evitar aglomerações. Também foi suspensa a coleta seletiva e distribuídos kits de higienização de álcool gel e água e sabão para as equipes de coleta e limpeza pública. Os veículos e os ambientes têm sido higienizados com orientação para que sejam mantidos ventilados.

Os operacionais são orientados a trabalhar na coleta convencional (rejeito) com luvas de proteção (luva resistente e aprovada pelo Ministério do Trabalho) e camiseta de manga longa. Segue em avaliação o uso de máscara que até o momento não é recomendado pelo Ministério de Saúde para esse tipo de situação.

Higienização de vias

Além da coleta, a Comcap tem trabalhado com a higienização das vias e espaços públicos. A partir deste sábado (21), passa a aplicar entorno de hospitais, centros de saúde, farmácias e outras áreas onde ainda está permitido o fluxo de pessoas, solução de hipoclorito de sódio diluído conforme recomendação da Defesa Civil. O produto é desinfetante e agente alvejante eficaz na eliminação de microorganismos. Nessa atividade, para proteger o trabalhador do efeito concentrado do produto durante a manipulação e aplicação, os empregados usarão luvas, capas, botas e máscaras. O cloro não oferece risco aos passantes; deixará um odor parecido com o que fica na limpeza de casa com água sanitária.

O usuário precisar ajudar dispondo os resíduos bem embalados em sacos resistentes (ou mesmo duplos) e bem fechados. É fundamental usar contentores onde são obrigatórios, para eliminar o contato do gari com os sacos de lixo.

A Comcap apela à população para que descarte o estritamente necessário, como lixo sanitário e orgânicos não compostáveis, para que o gari permaneça o menor tempo possível na rua. Resíduos volumosos não devem ser descartados neste momento.

Ajude o gari a voltar pra casa logo

A Comcap apela à população para que descarte o estritamente necessário para que o gari permaneça o menor tempo possível na rua. O lixo pesado pode esperar.

Os resíduos devem ser colocados em sacos resistentes e bem fechados e o uso de contentores é obrigatório em condomínios, comércio e serviços.
Na próxima segunda-feira (23), aniversário da cidade, não haverá coleta de lixo em Florianópolis. Na terça, volta a ser feita.

Presidente Márcio Alves fala sobre como o usuário deve acondicionar os resíduos.

https://rz.floripa.br 2020
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account