Florianópolis tem 11 casos de sarampo confirmados em 2020

Um dos pacientes esteve no show do Dazaranha realizado no dia 1° de fevereiro, no Norte da Ilha, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis confirmou, nesta terça-feira (11), 11 casos de sarampo neste ano em pessoas que vivem na cidade.

Entre os pacientes, umesteve no show da banda Dazaranha realizado em 1° de fevereiro, na Praia Brava, no Norte da Ilha. Também há três casos confirmados da doença entre não residentes na capital catarinense.

Os casos mais recentes estavam sendo analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que divulgou o resultado na manhã desta terça. Outras oito suspeitas continuam em investigação e sete foram descartadas. Entre os casos confirmados mais recentes, estão de moradores dos bairros Rio Vermelho, Ingleses e Canasvieiras, no Norte da Ilha.

A Vigilância Epidemiológica de Florianópolis orientou que os moradores do Norte da Ilha com idades entre 6 meses e 59 anos se vacinem contra a doença.

Desde sábado (8), quando a Secretaria de Saúde foi notificada da suspeita da doença no show, a unidade recebeu 22 notificações suspeitas da doença, três de pessoas que foram ao evento. Todas que procuraram as unidades de saúde foram vacinadas. Em caso de dúvida, quem esteve na apresentação musical deve entrar em contato pelos órgãos pelos telefones (48) 3212-3910 ou (48) 3212-3907.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) deve divulgar o próximo boletim com dados referentes ao estado na quinta-feira (13). Do último levantamento, do dia 5 de fevereiro, constava que Santa Catarina tinha 28 confirmações de sarampo.

Campanha de vacinação

Em Santa Catarina, a vacina é oferecida gratuitamente desde segunda-feira (10). A campanha é destinada a pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos. Confira a sala de vacinação mais próxima.

No próximo sábado (15) ocorre o Dia D, com salas de vacinação abertas ao público das 8h às 17h. A campanha termina no dia 13 de março.

Para crianças, o esquema das doses é:

  • 6 meses de vida: dose zero
  • 1 ano de idade: primeira dose
  • 1 ano e 3 meses: segunda dose

Quem não tomou essas doses ou não tem certeza se já está vacinado, o que esquema é:

  • até 29 anos de idade: a pessoa precisa ter duas doses
  • de 30 a 49 anos de idade: a pessoa precisa ter uma dose

Sarampo

Sarampo é uma doença respiratória que pode causar complicações, como pneumonia, e, em casos mais graves, levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por secreções expelidas na tosse, no espirrar ou na fala. O vírus pode permanecer no ambiente por até duas horas.

Os sintomas da doença são:

  • febre alta
  • coriza
  • tosse
  • olhos avermelhados
  • manchas vermelhas

Fonte: https://g1.globo.com/

Foto: Divulgação/SES

https://rz.floripa.br 2020
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account