Pinturas de Galvão Bertazzi na Galeria de Arte do Mercado Público

Sala José Cipriano da Silva está com a exposição aberta ao público até 14 de março.

A exposição “Nuvem escura sobre as cabeças” apresentará, a partir de 6 de fevereiro, diversas pinturas do artista Galvão Bertazzi, com curadoria de Anna Moraes.

A mostra é uma realização da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, resultante de uma seleção pública, lançada no ano anterior, para exposições temporárias na Galeria de Arte do Mercado Público.

A abertura acontecerá na próxima quinta-feira (06/02), às 19h, e permanecerá aberta ao público até 14 de março.

Para a mostra foram selecionadas pinturas sobre tela e sobre papel, que apresentam reflexões cotidianas sobre a cidade e as pessoas que nela habitam e transitam produzidas entre janeiro e maio de 2019. Em cada uma delas o título é escrito na própria obra e que, por sua vez, se encontra cercada por uma linha preta e uma margem.

É um conjunto de trabalhos figurativos, ilustrações e alegorias acerca do cotidiano urbano, nas quais edifícios, janelas e paredes de concreto servem de alicerce para que figuras humanas (e seus pensamentos transitórios) tornem-se também paisagens fundidas às construções.

“Partindo de elementos figurativos com profundos significados, a obra de Galvão Bertazzi joga com as probabilidades do encontro, a multiplicidade dos destinos, o jogo combinatório das existências e a aleatoriedade do mundo dentro de uma cidade”

destaca a curadora Anna Moraes.

Isto porque, apesar de apresentarem uma possibilidade de narrativa, todas as cartas estão abertas, expostas, passíveis de significâncias e significados.

Além disto, não existe um caminho pré-estabelecido para se percorrer a exposição, como por vezes o próprio caminhar em ruas desconhecidas. As pinturas estabelecem conexões entre si em infinitas possibilidades de potencial narrável. Como cartas de tarô, ou como o lance de dados de Mallarmé, elas embaralham destinos em uma rede de narrativas reais, fictícias ou imaginárias, fundindo-se também a pensamentos e incorporando os acasos.

Galvão Bertazzi nasceu em Campinas, São Paulo, mas viveu a maior parte da vida em Goiás. Vive em Florianópolis/SC desde 2004. É ilustrador de livros e jornais, faz histórias em quadrinhos, pinta sobre papel, telas e muros. Rabisca com tinta e carvão, faz colagens e experimenta materiais diversos pra contar pequenas e estranhas histórias em cada um de seus trabalhos.

LEIA MAIS

Anna Moraes é artista visual, mestranda no PPGAV/UDESC em Teoria e História da Arte, formada em Artes Visuais pela UDESC (2013) e com Pós-Graduação em Gestão Cultural pelo SENAC/SP (2015). É professora de desenho, gestora da Galeria do Nacasa Coletivo Artístico e possui dois livros publicados sobre desenho.

Atua como curadora desde 2017, tendo curadorias selecionadas no edital da Fundação Catarinense de Cultura 2018 e na Rede Sesc de Galerias 2019, além de curadorias realizadas na Galeria Nacasa e co-curadorias em exposições no Museu Histórico Cruz e Sousa – e no CEART/UDESC.

Serviço

O quê: Exposição Nuvem escura sobre as cabeças, de Galvão Bertazzi e curadoria de Anna Moraes
Onde: Galeria de Arte do Mercado Público – Sala José Cipriano da Silva | Torre próxima a Praça da Alfândega, piso superior, Centro, Florianópolis/SC.
Quando: Abertura em 6 de fevereiro (quinta-feira), às 19h
Visitação até 14 de março de 2020 | Segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Sábados das 10h às 14h.
Quanto: Gratuito

Informações: (48) 32069042 ou 3333 9743

[email protected]

Agendamento de grupos: formulário disponível em: https://forms.gle/puzPRjkiXmE4sXUo8

https://rz.floripa.br 2020
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account