Desde a madrugada desta quarta-feira, pacientes aguardavam em frente à unidade para conseguir senhas de atendimento.

Para garantir o atendimento no Posto de Saúde do Rio Vermelho, em Florianópolis, moradores têm enfrentado fila durante toda a madrugada. Nesta quarta-feira (15), a espera para conseguir uma senha para atendimento começou por volta da 3h.

O local é o mesmo onde, no mês de dezembro, uma mulher de 59 anos improvisou uma cama para dormir enquanto aguardava o recebimento das senhas.

Durante esta semana, o G1 SC acompanhou a situação na unidade de saúde desde segunda-feira.

Sentadas em cadeiras de praia na calçada, no meio-fio ou em pé, os pacientes esperam a distribuição de senhas, que são limitadas pelas áreas de especialidade.

Os trabalhos começam às 7h na unidade de saúde.

LEIA MAIS

Contraponto

Questionada pelas filas registradas desde a última segunda-feira, a Secretaria de Saúde afirmou que o local passa por uma obra de ampliação e reforma prevista para ser concluída em maio deste ano.

Ainda assim segundo a pasta, está prevista a construção do Centro de Saúde do Capivari, atualmente em fase de licitação, que busca atender a crescente demanda por atendimento no Norte da Ilha.

Posto de saúde do Rio Vermelho, em Florianópolis, volta a registrar filas para agendamento de consultas — Foto: Jhonathan Martins/NSC TV

Desde o início de dezembro, 264 novos pacientes foram cadastrados nos centros de saúde da região.

A Prefeitura disse ainda que em 2019, o número de equipes de saúde foi ampliada, passando de cinco para seis, contando com cinco médicos. No início de janeiro, dois médicos pediram exoneração e um novo médico assumiu a função, por meio do processo seletivo emergencial.

Contudo, a secretaria informou que no fim de janeiro será efetivado o concurso público, que deve completar as equipes de atenção primária, com prioridade para médicos especialistas.

Fonte: https://g1.globo.com

 Foto: Jhonathan Martins/NSC TV

https://rz.floripa.br 2020
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account