SMS de Florianópolis apresenta experiências em Laboratório de Inovação em Enfermagem

Cofen e OPAS selecionaram 39 experiências Inovadoras em Enfermagem no Brasil, entre 329 inscritas. Destas, 6 são da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, secretaria que teve o maior número de experiências selecionadas.

O Laboratório de Inovação em Enfermagem, promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) no Brasil, selecionou 39 experiências inovadoras na área, das 329 inscritas na iniciativa. O município de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, teve 6 experiências selecionadas, o maior número entre secretarias municipais do país.
Das práticas aprovadas para o laboratório, 17 pertencem ao eixo “Ampliação do escopo de práticas” e 22 ao tema “Valorização da Enfermagem”.

Para Elizimara Ferreira Siqueira, Responsável Técnica Enfermagem da SMS, é gratificante ver o trabalho da Enfermagem de Florianópolis reconhecido nessa primeira etapa de seleção. “Não há como alcançarmos uma Atenção Primária forte, resolutiva sem a participação efetiva da Enfermagem. Gratidão a Comissão Permanente de Sistematização da Assistência de Enfermagem e a todo corpo de Enfermagem da nossa Instituição que constrói um sistema de saúde melhor a cada dia”, conclui.

As experiências selecionadas contemplam todas as regiões do país e são provenientes de 12 Estados: Alagoas (3 experiências), Amazonas (1), Bahia (1), Ceará (1), Distrito Federal (2), Paraíba (1), Paraná (3), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (6), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (8) e São Paulo (10).

LEIA MAIS

Concluído o período de inscrição, avaliação e seleção, um seminário marcará a segunda etapa do Laboratório de Inovação, que acontecerá em Brasília, entre os dias 16 e 18 de março de 2020. Na ocasião, os autores terão a oportunidade de apresentar presencialmente a prática desenvolvida no Sistema Único de Saúde (SUS) para a comissão de avaliação, que escolherá as experiências que serão visitadas “in loco” pela equipe, a partir de abril.

Confira as experiências da SMS de Florianópolis aprovadas:

  • Ampliação do acesso a partir da inserção de DIU por enfermeiros na APS de Florianópolis.
  • Apoio matricial de enfermagem no cuidado à pessoa com ferida: inovando e fortalecendo o Sistema Único de Saúde.
  • Atenção Primária à Saúde Abrangente: Ampliando o acesso para uma enfermagem forte e resolutiva.
    -Implantação de Protocolos de Enfermagem para ampliação do acesso na Atenção Primária à Saúde em Santa Catarina (SMS e Conselho Regional de Enfermagem de SC).
  • O enfrentamento da sífilis a partir da ampliação da clínica do enfermeiro em Florianópolis.
  • A construção dos subconjuntos da CIPE para a atenção Primária à Saúde (APS) a partir dos protocolos clínicos de enfermagem.
https://rz.floripa.br 2020
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account