A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Florianópolis está divulgando dicas sobre como conservar alimentos no calor para quem vai aproveitar o feriado de carnaval nas praias da Ilha.

As temperaturas mais elevadas facilitam a proliferação de micro-organismos que podem provocar doenças.

Na praia, procure sempre um ambulante ou tenda credenciados com a Prefeitura. Eles estão identificados com camisetas e crachás que possuem logo da Prefeitura. Os vendedores credenciados passaram por uma avaliação em seus equipamentos, e tem alvará sanitário para desenvolver suas atividades. Além disso, eles passaram por cursos de boas práticas — promovido pela Prefeitura de Florianópolis — para a manipulação dos alimentos.

É importante sempre lavar as mãos antes de consumir os alimentos, com água e sabão, para que todas as bactérias sejam eliminadas. Para o consumo de frutas na praia, pode ser utilizado um guardanapo, por exemplo, para segurar a fruta fazendo com que as mãos não entrem em contato direto com o alimento.

LEIA MAIS

Alimentos com ingredientes de origem animal (frango, queijo, leite, carne, pescados e outros frutos do mar) são mais perecíveis e estragam mais rápido, por isso é importante observar as condições de conservação dos mesmos (em temperatura abaixo de 5ºC ou acima de 60ºC). Ao trazer esse tipo de alimento de casa, é importante pensar na forma de conservação (térmica bem vedada com gelo e deixada à sombra) e não esperar muito tempo para consumi-los.

Outra importante questão para se atentar é que ao fazer compras, jamais deixe os alimentos que precisam de refrigeração dentro do carro enquanto realiza outras atividades.

Fotos: Leonardo Sousa

https://rz.floripa.br 2020
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account